O Cineclube Contagem tem proporcionado momentos de lazer, entretenimento e cultura para a comunidade local. Na última sexta-feira (28/7), uma emocionante sessão de cinema, levou sorrisos e descontração aos pacientes, acompanhantes e funcionários da unidade. A exibição ocorreu no auditório do próprio hospital, proporcionando uma experiência única e diferente para os espectadores que tiveram a oportunidade de desfrutar de um momento de lazer e diversão.
O projeto é promovido pela Prefeitura de Contagem e leva sessões de cinema do circuito comercial para o público em geral, de forma gratuita, democratizando o acesso à cultura e possibilitando o debate sobre temas relevantes
Às 14h, os filmes apresentados foram voltados para o público infantil e abordaram de forma lúdica questões como obesidade, dislexia, PCD, diversidade e inclusão, concluindo com um curta com áudio descrição para que fosse possível uma imersão para todos os presentes. Ao final da sessão ocorreu um bate-papo em que as crianças manifestaram suas observações e percepções.
De acordo com Luiza Aguiar, acompanhante de uma paciente do HMC, os filmes apresentados foram muito reflexivos e conseguiram mudar um pouco a forma que ela pensava. “Tanto os filmes quanto o bate-papo na sequência foram momentos muito gratificantes e consegui esquecer um pouco todo o momento turbulento que estou passando”, ressaltou Luiza.
No segundo momento, ocorreu outra exibição que abordou assuntos como deficiência visual, gordofobia, gigantismo, nanismo e depoimentos de pessoas trans. Após a sessão, foram mencionadas experiências de receber no hospital, pessoas com tais características e a importância de preparar o acolhimento desses públicos específicos.
Fotos: Newton de Castro Resende/PMC
Para Everton Oliveira, que trabalha no setor administrativo do CTI Neonatal, esses momentos de humanização conseguem mudar um pouco a perspectiva dos pacientes e acompanhantes. “O fato de ter um momento de entretenimento para poder esquecer um pouquinho a luta é muito importante para os pacientes e acompanhantes, achei realmente uma experiência espetacular”, afirmou.
Para a idealizadora e coordenadora do Cineclube Contagem, Monica Alves, a parceria do HMC com o projeto tem propiciado a oportunidade de ver filmes, não apenas como uma forma de expressão cultural, mas também como meio de interpretar e reinterpretar a realidade percebida. “Na tarde do último dia 28 de julho, o Cineclube foi utilizado como ferramenta para promover a inclusão social, com a exibição de filmes que retratam a diversidade e as diferentes realidades. É uma oportunidade de repensar a forma como olhamos para o mundo”, destacou.
A iniciativa do Cineclube no Hospital Municipal de Contagem tem ganhado cada vez mais destaque e reconhecimento na cidade, atraindo um número crescente de espectadores em suas sessões. “O cinema nos ensina maneiras de interpretar e compreender a sociedade, influenciando nossas escolhas e hábitos”, ressaltou Mônica.
O Cineclube Contagem
O projeto tem o objetivo de proporcionar experiências de cinema para pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de assistir a uma grande exibição de filmes, além de trazer um bate-papo depois da exibição para fortalecer os momentos de reflexão. As produções escolhidas tratam, em sua grande maioria, de pautas sociais, buscando não apenas entreter, mas também agregar.
Com início em maio de 2022, o projeto já conta com diversas exibições que proporcionaram momentos de reflexões acerca de amizade, amor e preconceito, conversas sobre músicas e lembranças do passado para diversos públicos. Outros temas, como discussões sobre raça e gênero, buscando a promoção de uma sociedade escassa de violência, preconceitos e a inclusão das pessoas com deficiência também foram abordados.
Mais informações sobre o Cineclube Contagem, com Mônica Alves, pelo telefone (31) 3353-4222.
Confira as próximas datas de exibição do Cineclube Contagem:
Dia: 8 de agosto
Horário: 14h
Filme: “O Auto da Compadecida”, direção de Guel Arraes
Local: Casa da Pessoa Idosa de Contagem (rua Joaquim Camargos, 521 - Centro)
Dia: 10 de agosto
Horário: 14h
Filme: “Bate Coração”, direção Glauber Filho
Local: auditório da Prefeitura (praça Tancredo Neves, 200 – Camilo Alves)
Dia: 25 de agosto
Horário: 14h e 15h
Filme: curtas com temática de folclore e diversidade
Local: Maternidade Municipal de Contagem (av. João César de Oliveira, 4495)
Dia: 10 de agosto
Horário: 14h
Filme: “Transversais”, direção Émerson Maranhão
Local: auditório da Prefeitura (praça Tancredo Neves, 200 – Camilo Alves)